segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Modelos Atômicos

Modelos atômicos

Modelo atômico de Dalton: "bola de bilhar".
O átomo seria uma esfera (partícula) maciça e indivisível.

Modelo de Thomsom: "pudim com passas".
O pudim é toda a esfera positiva (em laranja) e as passas são os elétrons (em azul claro), de carga negativa.

Modelo atômico de Rutherford: modelo planetário do átomo.
O átomo é formado por um núcleo muito pequeno em relação ao átomo, com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a massa do átomo. Ao redor do núcleo localizam-se os elétrons neutralizando a carga positiva.

Classe gramatical: Adjetivo

Palavra que se relaciona com o substantivo para lhe atribuir uma qualidade. Exemplos: mulher linda, livro divertido.

Classe gramatical: Verbo

Palavra que expressa ação, estado ou fenômeno. É a classe gramatical mais rica em variação de formas, podendo mudar para exprimir modo, tempo pessoa, número e voz. No dicionário, são encontrados no modo infinitivo, que é, por assim dizer, o nome do verbo. Exemplos: Fugir, estar, chover.

Integrantes da União Européia

A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica..Os países integrantes são: Alemanha, Áustria,Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.

Matemática

A aprendizagem da Matemática consiste em criar estratégias que possibilitam 
ao aluno atribuir sentido e construir significado às ideias matemáticas de modo 
a tornar-se capaz de estabelecer relações, justificar, analisar, discutir e criar. Desse 
modo, supera o ensino baseado apenas em desenvolver habilidades, como calcular 
e resolver problemas ou fixar conceitos pela memorização ou listas de exercícios.
A ação do professor é articular o processo pedagógico, a visão de mundo 
do aluno, suas opções diante da vida, da história e do cotidiano.

Autenticidade

Ser autêntico na vida às vezes envolve dizer o que ninguém espera escutar.
     Existe uma história que ilustra bem essa questão. Pediu-se a alguns estudante que elegessem as sete maravilhas do mundo atual. Enquanto os votos eram apurados, a professora percebeu que uma jovem calada ainda não havia mostrado o que escrevera e por isso perguntou se ela estava com problemas para completar a lista.
     - Estou - respondeu. - Não consigo me decidir. São tantas! 
     - Bem, então leia o que já escreveu e talvez possamos ajudá-la - disse a professora.
     A menina hesitou antes de responder:
     - Acho que as Sete Maravilhas do  Mundo são: ver, ouvir, tocar, provar, sentir, rir e amar.
     A sala ficou em silêncio. A verdade é que nunca pensamos nessas coisas tão simples e corriqueiras como as maravilhas que verdadeiramente são.

As várias possibilidades do verbo olhar

Reencontro e surpresa
          Olhei para o alto e vislumbrei entre as colinas o sol ardente. Por um breve momento, tive a sensação de estar na Bahia. Não. Era Marrocos mesmo!
Mirei novamente a colina e observei que entre os raios de sol havia um vulto. Tentei divisar entre os raios o que era aquilo, animal ou ser humano?
          O vulto veio descendo, descendo até chegar aos pés da última colina. Pude, então, distinguir que o vulto era de uma mulher. Aproximei-me mais e fiquei admirado com que vi. Era Laura. Ali. Silenciosa, meiga, esbelta e...sozinha. Sozinha?...Não! Laura não estava sozinha. Atrás dela avistei um outro vulto, pequeno, que me espiava. Cheguei mais perto e enxerguei naquele rostinho traços extremamente familiares. Meus Deus, sou eu! Não me contive e explodi de emoção:
         - Meu filho!

Por que ler?

São objetivos da escola e das famílias em geral proporcionar às crianças o acesso ao conhecimento e a formação de indivíduos críticos, comprometidos consigo mesmos e com a sociedade, capazes de intervir modificando a realidade, auto motivados e aptos a buscar o aprendizado e o aperfeiçoamento contínuos, o que passa pela formação de leitores competentes.
É fato sabido que várias gerações têm demonstrado não apenas o desinteresse pela leitura, mas também a incapacidade de fazê-la coerentemente, compreendendo um texto em profundidade, o que inegavelmente limita o indivíduo em suas possibilidades de acesso ao conhecimento culturalmente construído.
Portanto, é tarefa urgente dos pais e da escola, em todos os níveis, buscar maneiras de estimular, mais do que a capacidade de ler, o prazer pela leitura. Apenas propiciando aos sujeitos leitores o prazer da leitura poderemos construir as competências necessárias para sua apreensão e produção.
Pensadores como Paulo Freire apontam para o reconhecimento de que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura da palavra escrita implica na ampliação da possibilidade de leitura do mundo. Assim, concluímos que o não desenvolvimento de bons leitores limita as possibilidades de leitura do mundo, da compreensão da realidade social e da intervenção do sujeito buscando a transformação da sociedade.
No intuito de desenvolver, desde a mais tenra idade, o hábito e o prazer da leitura, desde a educação infantil devemos oferecer oportunidades de leituras variadas, leitura não apenas de textos escritos, mas a própria leitura e interpretação do mundo em que a criança está inserida e do qual faz parte como ator social.
O acesso a diferentes tipos de texto, mesmo bem antes da alfabetização, permitirá desenvolver tais capacidades, alem de apresentar à criança elementos constitutivos do texto: vocabulário, estrutura, enredo, coerência interna, elenco de personagens e, além disso, o uso social da escrita, elementos esses que serão fundamentais no processo de alfabetização. Isso porque constatamos que “as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita muito antes do que se supunha”

Estrategia

Um senhor vivia sozinho em Minnesota.
     Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho pesado.
     Seu único filho, que ajudava nesta tarefa, estava na prisão.
     O homem escreveu a seguinte carta ao filho:
     - Querido filho, estou triste, pois não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo, porque sua mãe sempre adorou flores e esta é a época certa para o plantio.
     - Mas estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar, pois está na prisão. Com amor, seu pai.
     Pouco depois, seu pai recebeu o seguinte telegrama:
     - PELO AMOR DE DEUS, pai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos.
     Como as correspondências eram monitoradas na prisão, às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar qualquer corpo.
     Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.
     Esta foi a resposta do filho ao pai:
     - Pode plantar seu jardim agora, amado pai. Isso foi o máximo que eu pude fazer no momento.
     
     Estratégia é tudo!!!
     Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que parecem  impossíveis.
 
Autor desconhecido

A arte da felicidade

"...para mim, não faz muita diferença se estou falando com um velho amigo ou com um novo porque sempre acredito que somos iguais: somos todos seres humanos. É claro que pode haver diferenças de formação cultural ou estilo de vida; pode haver diferenças quanto à nossa fé; ou podemos ser de uma cor diferente; mas somos seres humanos, constituídos do corpo humano e da mente humana. (...) Onde quer que eu conheça pessoas, sempre tenho a sensação de estar me encontrando com outro ser humano exatamente igual a mim. Creio ser muito mais fácil a comunicação com outros nesse nível. (...) Se conseguirmos deixar de lado as diferenças, creio que poderemos nos comunicar, trocar ideias e compartilhar experiências com facilidade."
                                                                  (Dalai Lama)